domingo, 9 de fevereiro de 2014

Rivan Fernandes, O Rei da Uruçu no RN...

Neste Domingo tive a imensa satisfação em visitar um Grande Meliponicultor, trata-se do amigo Rivan Fernandes, um apaixonado pelas abelhas sem ferrão, proprietário do blog: www.meliponariodolitoral.blogspot.com. Rivan é 2º Sargento da Polícia Militar do RN, residente em Macaíba, cidade pertencente a região metropolitana da Grande Natal/RN. 

Nas horas vagas dedica seu tempo livre a criação racional das abelhas sem ferrão da espécie Uruçu Verdadeira (melipona scutellaris) que, na minha humilde opinião, é a abelha sem ferrão mais promissora para a produção de mel, tendo em vista sua grande capacidade produtiva.




Eu e Rivan somos amigos de longa data e é sempre um prazer acompanhá-lo nas suas inspeções. Mal começamos a visita e o nobre amigo me convida para conhecer suas Uruçus que foram adquiridas nos mais diversos lugares do Nordeste Brasileiro.



Com muita luta e dedicação, Rivan possui hoje aproximadamente 120 colônias dessa espécie. Vem, no decorrer desses anos, tendo grande sucesso na criação racional da Uruçu Verdadeira, uma de minhas paixões antigas.





 Durante as nossas inspeções o amigo ofereceu-me um canudo para saborear diretamente das caixas o mais puro mel de uruçu, recém chegada da região do litoral da Bahia. As matrizes são muito fortes, com grande quantidade mel. Um caixa dessa chega a produzir em região de boa florada de 8 a 10 kgs do mais fino mel de Uruçu.



O Mestre Rivan é um profundo conhecer das uruçus, sempre aprendo muito com ele, sua grande capacidade de observação tem proporcionado muitos frutos, em suas pesquisas, desenvolveu uma técnica de divisão muito interessante, a divisão com ninho todo. 

Trata-se da retirada de todos dos discos de cria, ficando na caixa mãe apenas a rainha e parte das campeiras. Já experimentei esse método de divisão bastante e tive sucesso com ele, mas só recomendo com enxame com famílias fortes, pois o enxame mãe demora a receber novas abelhas, tendo em vista a ausência total de discos. 

O amigo Rivan é um de nossos convidados a ministrar um pouco de sua técnica durante nosso Curso de Meliponicultura que realizar-se-á entre os dias 22 de 23 março do corrente ano, aqui em Mossoró/RN. Aos interessados entrem em contato comigo (kalhil_p@yahoo.com.br ou telefone: 84 9150 2506) que informo mais detalhes.
 





O amigo mostrou-me uma abelha que há tempos não via, a Uruçu Cinzenta, também conhecida com Tiúba do Maranhão (melipona Fasciculata). Nunca tive muito sucesso com essa abelha, pois a calor demasiado de Mossoró/RN nunca foi fator favorável as abelhas típicas de região de umidade. 

Mas aqui em Macaíba é uma boa oportunidade para uma possível adapatação dessa espécie. Devido ao desmatamento todo meliponicultor é um banco genético para manutenção da fauna nativa das abelhas sem ferrão, por isso é sempre louvável a dedicação de manter outras espécies.
 





A cada colônia que era aberta uma constatação, o amigo tem tratado suas abelhas com muito carinho, em todas estavam com excelente estoque de alimento, cera nova, discos em ótimo estado de postura, rainhas sempre muito ativas, sinal que o cruzamento de espécie da diversas regiões do Brasil tem sido fator positivo para manutenção de uma ótima genética.



As metas do amigo Rivan são ambiciosas, mas como todo o capricho e dedicação que o mesmo possui não são nada impossíveis. Seu objetivo é ampliar seu já lindo meliponário e ultrapassar as 300 caixas de Uruçu ainda esse ano. Para isso, o mesmo já dispõe de uma pequena propriedade em zona de mangue da região de Macaíba para alojar as futuras matrízes.

Em outra visita tive o prazer em conhecer o local, trata-se de área muito verde, bastante úmida e nas proximidades de um córrego local. Com certeza, o amigo terá grande sucesso com seu novo projeto, espero em breve poder visitá-lo já nas novas instalações.





Como podemos perceber, mesmo os enxames recém formados são dignos de elogio. Deixo aqui meus agradecimentos pela receptividade. Com certeza, voltarei outras vezes para mais inspeções (e saborear muito mel, rssss) na companhia do grande sertanejo, amante da meliponicultura, Rivan Fernandes.

att,

Natal/RN, em 09 de fevereiro de 2014.


Kalhil Pereira França
Meliponário do Sertão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário aqui: