sábado, 28 de agosto de 2010

Os Boêmios Voltaram


Não demora muito e eles aparecem as dezenas... as vezes até as centenas...
São os machos, como tenho uma grande concentração de caixas aqui, acabam sempre fazendo esses montinhos nos beirais da minha casa ou mesmo nas prateleiras de apoio das caixas. Passam horas aí, parados sem fazer nada, são realmente um bando de boêmios, não trabalham, no máximo fazem algum esforço para a sua própria subsistência, mas fazer o que? Mesmo sendo assim, improdutivos, tem o seu papel fundamental na natureza, sem eles não há a continuação da espécie.

Passam o dia perambulando de caixa em caixa, ou mesmo de tronco em tronco, sempre atrás de algumas gotinhas de mel ou mesmo, se aportunidade surgir, fazer alguma moça virgem feliz...

Na verdade, nessa época de seca eles são sempre mal vistos pelas operárias, elas os expulsam das colônias pois, como nós sabemos, não realizam nenhuma atividade laborativa, sendo mais um peso morto para as abelhas carregarem. E isso nessa época é complicado porque mesmo eu fazendo a alimentação artificial as abelhas instintivamente percebem a baixa florada passam a rejeitá-los.

Como já dizia o Monsenhor Huberto, é a lei da natureza, nunca mais família do que pão!!! A regra da providência e previdência. Sempre tudo de acordo com a vontade da natureza. Quem vê essa vigilante a posto na entrada de sua casa nem imagina que, mesmo distante, ela está só espiando aqueles rapazes lá embaixo e pensando assim:

-Se eles vinherem aqui atrás de comida eu meto a "mãozada" na cada deles, se brincar sou capaz de sentar o beliscão no pé "duvido" até cair a última catota de cera...(o bichinha braba da "mulestia"!!!!!!!!!!!!!!!!!!)

att,

Mossoró-RN, em 28 de agosto de 2010
Kalhil Pereira França
Meliponário do Sertão

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Surpreendente!!!!


Quando eu penso que já vi tudo me aparece mais um e mostra algo surpreendente, vejam a foto acima, é só uma foto de uma rainha de Uruçu até já com certa idade, eu sei disso pela cor meio já escura que a mesma apresenta, mas há um grande detalhe que nos chama atenção.

Vejam que no início do seu abdomem se pode ver uma série de ovos prontos para serem ovopositados, eu sempre pensei que os ovos ficassem lá pelo fundinho dela, nunca por essa região.

Que coisa em!!!! A foto foi tirada pelo colega da lista ABENA Márcio Pires, que também é meliponicultor lá na Bahia.

att,

Kalhil Pereira França
Meliponário do Sertão

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Coleta de Mel - Comunidade Riacho do Meio

Essa semana recebi as fotos da primeira colheita de mel realizada pelas minhas "meninas" no primeiro meliponário instalado na comunidade do Riacho do Meio, Município de Choró-CE.


Infelizmente durante essa coleta eu não estava presente, mas todo o processo foi acompanhado pelos técnicos da Esplar (www.esplar.com.br), que também foram capacitados, em especial o Jorgiano que é filho da terra e tem forte ligação com aquela comunidade.


A coleta não foi muito grande, até porque eram apenas 10 caixas e as medidas não foram pensadas incialmente para a produção de mel, mas sim para a produção de novas colônias.


Mesmo assim foi produtiva, na verdade essa primeira coleta serviu muito mais como experiência de manejo do que para produção em si. O importante é que tudo foi feito como ensinado seguindo as técnicas corretas de manipulação e boas práticas de higiene, isso sim é importante. Tenho certeza que com o avanço dos trabalhos ainda teremos muito mel vindo dessa região.


É muito gratificante ver todo esse trabalho se desenvolvendo, principalmente pelo fato de sabermos o quanto foi complicado e difícil a concretização desse projeto, que ainda é piloto.


A criação da abelha Jandaíra por muitos anos foi se perdendo no tempo naquela região, mas hoje, graças a força de vontate de muita gente, vem novamente se tornando uma bela realidade.


Mesmo distante me sinto muito realizado em saber que as colônias estão sendo tratadas com o mesmo carinho e atenção que um dia foram tratadas aqui por nós no Meliponário do Sertão.


Em breve deverei visitar as comunidades para prestar uma visita técnica, levarei algumas caixas devendo realizar algumas divisões pois a grande maioria das colônias estão fortes. O nosso objetivo agora é multiplicar, multiplicar e multiplicar. Enfim, gerar novas colônias para produção de novos sonhos...

att,

Mossoró-RN, em 23 de agosto de 2010.


Kalhil Pereira França
Meliponário do Sertão